A cor só existe
porque existe a luz. A maior fonte de
luz é o sol. Isaac Newton (1642 - 1727), filósofo e matemático inglês, descobriu
que a luz branca se decompõe em sete cores diferentes quando atravessa um
prisma de cristal.
Quando a luz do sol
ilumina um objeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto, enquanto as
outras são refletidas na direção dos olhos que as percebem.
A esse conjunto de raios coloridos, resultantes da decomposição da luz do sol, dá-se o nome de espectro solar.
Dispersão da luz:
Segundo o tipo de
comportamento, as cores foram classificadas em dois grupos:
1 - COR - LUZ
São as cores
naturais, ou seja, a cor das coisas iluminadas pela luz do sol. Este sistema é
usado em tecnologias no processo de comunicação visual, TV a cores, filmes
coloridos, em que todas as cores resultam da combinação das três cores básicas
ou primárias: RGB – red (vermelho), green (verde) e blue (azul). Da combinação das primárias, duas a duas,
obtém-se as cores secundárias:
A mistura de todas as
cores-luz forma o branco que é a soma de
todas as cores.
Obs: Lembrar que isto
é cor LUZ.
2 - COR - PIGMENTO
São as cores das
tintas, usadas nos processos gráficos, nos tecidos, nas artes e em todo o resto.
As cores pigmento,
que daqui para frente chamaremos apenas de COR,
se dividem em:
Cores Primárias:
São as cores
encontradas prontas, isto é, não se pode consegui-las através de misturas, são: azul, vermelho e amarelo.
Cores
Secundárias:
Formadas pela mistura
das cores primárias, duas a duas:
Cores
Terciárias:
Formadas pela mistura das três cores primárias.
AMARELO
|
ROXO
|
=
|
MOSTARDA, OCRE . . .
|
VERMELHO
|
VERDE
|
=
|
CAFÉ, GRENÁ . . .
|
AZUL
|
LARANJA
|
=
|
TIJOLO, VERDE OLIVA . . .
|
Segundo os efeitos obtidos
com as cores podemos classificá-las da seguinte forma:
Cores Quentes:
Transmitem sensações de calor, alegria, luz,
movimento.
São todas aquelas derivadas do Vermelho, do Amarelo e suas misturas.
Cores Frias:
Sensações de calma,
tranqüilidade, tristeza.
São as derivadas do Azul, do Verde e
suas variações.
Cores Complementares:
São as cores diametralmente opostas
no círculo cromático.
Elas oferecem grande contraste entre si.
O complemento de uma cor primária é a cor resultante da mistura das outras duas cores primárias. Por exemplo: a cor complementar do vermelho é o verde, porque esta cor se obtêm a partir da mistura das outras duas cores primárias: azul e amarelo.
Elas oferecem grande contraste entre si.
O complemento de uma cor primária é a cor resultante da mistura das outras duas cores primárias. Por exemplo: a cor complementar do vermelho é o verde, porque esta cor se obtêm a partir da mistura das outras duas cores primárias: azul e amarelo.
Geram contraste e vibração:
A mistura de cores
complementares resulta sempre em marrom ou
suas variações.
Matrizes: São as cores puras,
sem acréscimo de branco ou preto. São as cores do disco cromático.
Tonalidades: São as matrizes mais
claras e/ou mais escuras. Uma cor pode ter inúmeros tons: azul claro, azul
escuro, azul cobalto, azul noite, azul céu, azul piscina. . .
Monocromia: É quando, em um trabalho, se adota uma cor única como base, com diferentes nuances e tonalidades.
Policromia: É quando se emprega
mais de uma cor em um mesmo espaço.
Acromia: Ausência de cor,
geralmente se usa o branco ou o preto.
CONTRASTES
A utilização do
contraste causa efeitos muito interessantes: rompe com a unidade e reduz a
sensação de espaço, acentuando determinadas áreas escolhidas propositadamente.
Contrastes de complementares:
As cores
diametralmente opostas no círculo cromático proporcionam um grau máximo de
contraste bem como equilíbrio entre calor e frio.
A utilização das
cores puras neste tipo de contraste pode resultar em contraste violento, porém a
utilização das várias tonalidades deste contraste resulta em uma composição
interessante.
Contrastes triplos ou quádruplos:
São formados a partir
do emprego de três ou quatro cores eqüidistantes entre si no círculo cromático:
amarelo, vermelho e azul; laranja, magenta, verde e violeta.
Contraste da cor em si:
Obtido através da
associação de duas primárias ou entre o branco e preto.
Contraste de claro e escuro:
Ocorre a partir da
adição de tons de cinza, branco e preto.
Contraste de quentes e frias:
Acontece a partir da
utilização de cores quentes e frias em uma mesma composição.
CÍRCULO CROMÁTICO:
CORES PIGMENTO
As cores podem ser relacionadas às estações do ano:
· Primavera: cores “lavadas”, diluídas, tonalidades claras, chamadas pastéis e que,
empregadas em harmonia, criam ambientes claros.
· Verão: cores puras, sem misturas ou adição , é a própria matriz.
· Outono: cores “queimadas”, isto é, adicionadas a pequenas quantidades de
preto. São os tons olivados
e ferrugens.
· Inverno: cores frias e neutras, tendendo ao cinza.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA COR
Existem conceitos
formados em relação a determinadas cores, que, por muito tempo, foram
associadas à subjetividade das tradições populares.
Cientistas
comprovaram alguns destes efeitos e o quanto eles interferem no sistema nervoso
humano:
CORES QUENTES:
Como já foi visto,
podem proporcionar sentimentos de alegria e vibração.
CORES FRIAS:
Podem proporcionar
sensação de frescor, de infinito. São ideais para o relaxamento e a meditação.
VERMELHO: Cor quente, associada
ao fogo. Tem ação estimulante e excitante, acelera as batidas cardíacas, eleva
a pressão arterial, provocando estado de alerta e defesa. Pode provocar
inquietação ou gerar agressividade. Não
deve ser aplicada em ambientes de trabalho que exijam atenção e concentração.
AMARELO: É uma cor de grande luminosidade, associada ao sol, à alegria, à
fartura. Desperta fome e aconchego, em suas variações de nuances e tonalidades.
A rede McDonald’s
utiliza o amarelo e o vermelho, e seu cliente sem perceber, sente-se inquieto,
com fome e com pressa. A função é cumprida: comer e sair.
LARANJA: Possui as
características do vermelho e do amarelo. É comunicativa, ágil. Traz sensação
de estafa visual se utilizada em áreas muito grandes.
AZUL: Cor de intensidade
fraca, atua de forma suave no sistema nervoso. Está associada ao céu, mar e
infinito. Seu efeito é de equilíbrio, porém não deve ser utilizado em espaços
onde permaneçam pessoas com tendências depressivas. Neste caso, deve-se optar
por cores estimulantes.
VERDE: Cor que transmite as
características do azul e do amarelo. Está associada à natureza, frescor,
primavera. Transmite equilíbrio.
VIOLETA: Cor que transmite a
força do vermelho e a paz do azul. É de caráter nobre, luxuoso. É a cor da
criatividade.
BRANCO: Popularmente
associado à paz, limpeza, pureza, no entanto possui ação vibrante e tão
ofuscante quanto o vermelho. Não deve ser usado de forma intensa, podendo provocar cansaço visual. Quando usado como fundo, realça a luminosidade
das cores.
PRETO: Deve ser utilizado
apenas em detalhes que valorizam formas ou espaços. Pode gerar estados de
tristeza e depressão. Quando usado junto
com cores primárias, passa a sensação favorável de fusão entre cores.
OBSERVAÇÕES
·
As cores influem na aparência e contribuem muito para
marcar a personalidade de uma pessoa.
·
Cores claras melhoram o nível de iluminação e alegram
os ambientes. Compras por impulso são favorecidas pelo uso das cores quentes
(vermelho, amarelo, laranja, amarelo queimado) também estimulam o apetite.
·
Se as cores oferecem os mais variados efeitos visuais
e também as mais diversas sensações, conseguimos fazer com que o uso determine
ou identifique um ambiente específico para cada função, ex.: o azul e o verde
são considerados cores calmantes, vermelho é excitante e pomposo, laranja é bem
visível, amarelo maior luminosidade depois do branco.
·
As cores possuem infinitos matizes (degradês), logo,
existe uma tonalidade mais repousante que outra dentro de uma cor.
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